Ciclodebate #8 - Bicicletas e mais além: economia, arte e ativismo para transformar as cidades

 

O projeto Ciclodebates está de volta para a sua oitava edição. Na próxima terça-feira (18/02) recereberamos duas convidadas com trajetórias distintas e enfoques complementares sobre o papel da bicicleta nas transformações urbanas contemporâneas.

 

Através da participação em movimentos sociais, da arte ou da pesquisa, Elly Blue e Mona Caron apresentam a importância objetiva da bicicleta para as cidades, destacando também o potencial de engajamento político e de conexão com o ambiente e com as questões urbanas.

 

As duas convidadas participarão do Fórum Mundial da Bicicleta em Curitiba e depois seguem para São Paulo. A Ciclocidade realizou eventos similares em parceria com as duas edições anteriores do Fórum, que aconteceram em Porto Alegre, trazendo convidados internacionais para debates em São Paulo.

 

- Elly Blue - autora e editora de blogs e livros em Portland (EUA), escreve e pesquisa a mobilidade por bicicletas sob uma perspectiva feminista e econômica; já escreveu artigos e foi colaboradora de periódicos como Guardian, Bicycling, Grist, Bitch, BikePortland e tem dois livros publicados. Seu último trabalho, Bikenomics: How Bicycling Can Save the Economy, analisa a fundo o potencial econômico gerado pela mobilidade por bicicletas para as cidades.

 

- Mona Caron - artista plástica e ilustradora radicada em São Francisco (EUA), autora de murais em espaços públicos inspirados na vida urbana local e suas possibilidades utópicas. Realizou trabalhos sobre o Critical Mass (movimento de ciclistas chamado no Brasil de Bicicletada) e também foca o seu trabalho em outras questões como gentrificação e lutas socias.

 

O projeto Ciclodebates tem como objetivo fomentar o diálogo entre a sociedade e especialistas sobre assuntos referentes à temática da bicicleta e da mobilidade urbana. Buscamos gerar acúmulo de conhecimento que oriente e estimule iniciativas em torno das questões abordadas.

 

Serviço:

Data: 18/02 (terça-feira)

Horário: das 19h30 às 22h

Local: Espaço Contraponto - Rua Medeiros de Albuquerque, 55 (Vl. Madalena)

Entrada sujeita à capacidade da sala (100 lugares)

Contribuição sugerida: R$ 10

Bicicletário no local: leve o seu cadeado

Evento no Facebook

Transmissão ao vivo: o link será disponibilizado na página do evento no Facebook, próximo ao horário do evento

 

Realização: Ciclocidade

Apoio: Ciclomidia e Espaço Contraponto