Cidades amigáveis

Por: Zé Lobo

E a mobilidade por bicicletas avança no país inteiro. Semana passada estivemos em dois eventos um em Sorocoba e outro em Manaus.

 

O 2º Encontro Cidades Amigáveis, realiazado em Sorocaba teve como foco principal cidades mais humanas e mais próximas das pessoas. As bicicletas naturalmente tiveram destaque especial. Uma mesa redonda formada por Goura Nataraj da Cicloiguaçu de Curitiba, Thiago Benicchio da Ciclocidade SP e Zé Lobo da Transporte Ativo.

 

O bate-papo girou em torno de como funcionam suas organizações e os resultados que aos poucos alcançam, tudo isso após uma bela dissertação da Natália Garcia e mediação de Alexandre Pelegi, assessor de comunicação da ANTP.

 

Ficou claro que as cidades amigáveis, tem nas bicicletas um grande aliado, Sorocaba já sabe disso e vem se destacando ano após ano em sua decisão de fazer das bicicletas parte do dia a dia da cidade.

 

Do interior de São Paulo para a Amazônia. Manaus, é uma cidade cercada de verde mas com os mesmos problemas de lixo e trânsito de qualquer grande metrópole brasileira.

 

A capital amazonense foi palco do 2ª Fórum da Bicicleta de Manaus, organizado pelo Pedala Manaus. Ficou claro que a cidade apesar de longe não fica pra trás no que diz respeito a participação cidadã em prol da mobilidade por bicicletas.

 

O Pedala Manaus vem fazendo um trabalho de deixar muita gente nas demais regiões do país de queixo caído com a eficiência e clareza de objetivos. Além de realizarem um belo evento que pela segunda vez apresenta à cidade as possibilidades das bicicletas, tem no dia a dia tido uma excelente relação de troca com o poder público.

 

Para esta edição do Fórum levaram três vertentes da promoção ao uso da bicicleta para falar aos manauaras, o projetista Antonio Miranda, Renata Falzoni, dispensa apresentações e Zé Lobo da Transporte Ativo. Cada um em seu estilo procurou apresentar tudo que a bicicleta tem a oferecer às cidades.

 

Em ambos os eventos e cidades, com formatos e perfil geográfico totalmente distintos um ponto em comum, Os benefícios que as bicicletas podem trazer para as cidades modernas e as do futuro.

 

FONTE: Blog Transporte Ativo