'Formação em Ciclomobilidade' promove oficinas para ativismo pelas bicicletas

Redação em 4 de maio de 2015 às 18:23

A Formação em Ciclomobilidade é uma iniciativa da ONG Ciclocidade com oficinas voltadas para engajamento e ativismo pela mobilidade por bicicleta. A ideia é direcionada para quem é ou quer ser ativista das bikes e precisa de ajuda para conhecer diferentes táticas de ação ou se introduzir em um rede de ciclistas para trocar experiências.

As oficinas buscam ciclistas, de qualquer faixa etária, que morem em diferentes pontos da cidade e sejam capazes de levantar os problemas relacionados às bicicletas em seu bairro ou região para procurar solucioná-los. As inscrições para a primeira turma de Formação, que acontece de 22 a 24 de maio, estão abertas até o dia 12 deste mês.

Foto: Gonzalo Cuellar Mansilla

A Formação em Ciclomobilidade é uma iniciativa com oficinas voltadas para o ativismo pela mobilidade por bicicleta

Em 2015, serão formadas duas turmas de 20 a 25 pessoas cada, em um regime de semi-imersão. A primeira formação acontece em maio, tendo como temas:

1) A bicicleta na cidade. Os atores da bicicleta em São Paulo, a Massa Crítica, como surgiu a bicicleta e a cultura da bicicleta no Brasil, dados e legislação.

2) Política Pública para bicicleta. As políticas de mobilidade em São Paulo, no Brasil e no mundo, como se cria uma lei quais são os espaços formais e institucionais de diálogo com o poder público.

3) Ferramentas de mobilização. Como planejar uma campanha, as possibilidades de ação, intervenções urbanas, como mobilizar o público-alvo, as ferramentas disponíveis, os canais de recursos.

 

Veja abaixo o cronograma para o período de inscrições:

De 27/4 a 12/5 (até às 23h59) - Inscrições;

Dia 15/5 - Divulgação dos resultados;

De 16/5 a 21/5 - Contato com participantes;

De 22/5 a 24/5 - Formação em Ciclomobilidade - Primeira turma.

Confira mais informações no site da Ciclocidade.

 

Fonte: Portal Catraca Livre.