Estão abertas, até 9/10, as inscrições para a 2ª Formação em Ciclomobilidade

Formacao Ciclomobilidade2 Banner

As inscrições para a 2ª Formação em Ciclomobilidade estão abertas! Mas inscreva-se rápido, pois vão apenas até a sexta-feira, dia 9/10!

 

Clique aqui para acessar o formulário de
inscrição para a 2ª Formação em Ciclomobilidade.

 

A Formação em Ciclomobilidade é um conjunto de oficinas voltadas para engajamento e ativismo pela mobilidade por bicicleta, para quem é ou quer ser ativista da bike. A formação é gratuita e as inscrições para as 25 vagas disponíveis vão até 9/10, então não perca tempo!

Esta é a segunda turma em 2015. A primeira contou com 24 participantes assíduos, dos quais cerca de um terço passou a se envolver com frequência em atividades da Ciclocidade ou relacionadas à mobilidade por bicicleta.

Abriremos em breve a grade de programação prevista, mas os eixos continuam os mesmos: histórico do cicloativismo em São Paulo, táticas e estratégias de ação cicloativista, e como se faz política pública para a bicicleta.

Alguns links úteis: se você quiser dar uma olhada na grade de programação da primeira Formação em Ciclomobilidade, entre aqui; também é possível ver algumas fotos da primeira turma. Finalmente, quem melhor para avaliar a primeira turma do que quem fez parte dela? Neste link, é possível ver o vídeo e os depoimentos das e dos participantes.

As informações serão atualizadas na página da Formação do nosso site, além de Facebook e Twitter da Ciclocidade.

 

SOBRE A FORMAÇÃO EM CICLOMOBILIDADE

A Formação em Ciclomobilidade é um conjunto de oficinas voltadas para engajamento e ativismo pela mobilidade por bicicleta. Ela foi pensada para quem é ou quer ser ativista da bike e precisa de uma ajuda, seja para conhecer diferentes táticas de ação, seja para introduzir-se em uma rede de ciclistas que estejam em situações similares e trocar experiências.

Estamos buscando homens, mulheres ou trans ciclistas que morem em diferentes pontos da cidade de São Paulo. Essas pessoas devem ser capazes de levantar os problemas relacionados à bicicleta em seu bairro ou região e de se articular com demais ciclistas, de forma a agir sobre eles. Não importa a faixa etária.

Em 2015, serão compostas duas turmas de 20 a 25 pessoas cada, em um regime de semi-imersão. A segunda formação acontece em outubro, tendo como temas:

  • A bicicleta na cidade. Os atores da bicicleta em São Paulo, a Massa Crítica, como surgiu a bicicleta e a cultura da bicicleta no Brasil, dados e legislação.
  • Política Pública para bicicleta. As políticas de mobilidade em São Paulo, no Brasil e no mundo, como se cria uma lei quais são os espaços formais e institucionais de diálogo com o poder público.
  • Ferramentas de mobilização. Como planejar uma campanha, as possibilidades de ação, intervenções urbanas, como mobilizar o público-alvo, as ferramentas disponíveis, os canais de recursos.

 

SOBRE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A única obrigatoriedade é ser ciclista. Fora isso, os critérios de seleção são abertos, com apenas algumas linhas gerais indicando o perfil que queremos. São elas:

  • Pretendemos formar o grupo misturando níveis diferentes de experiência, então é importante que você relate com clareza e de forma realista o que é capaz de fazer e como a formação pode te ajudar;
  • Vemos como importante compor o grupo com residentes de diferentes regiões da cidade de São Paulo. Portanto, a distribuição espacial de quem se inscrever será levada em consideração, especialmente em caso de perfis semelhantes;
  • Se houver pessoas com capacidades similares, podemos considerar aumentar o tamanho da turma ou convidar algumas dessas pessoas para a seguinte;
  • Se houver pessoas com capacidades similares e gêneros diferentes (homens, mulheres, trans), tenderemos a compor o grupo de modo a balanceá-lo em termos de gênero;
  • A faixa etária de quem se inscrever não é importante.

 

INSCRIÇÕES E AGENDA PARA O PERÍODO DE INSCRIÇÕES

As inscrições para a primeira turma, que acontece nos dias 16-18 de outubro, estão abertas! Para manifestar seu interesse em participar, preencha a ficha de inscrição acessando o link abaixo. Tanto a inscrição como a formação são gratuitas.

Veja abaixo o cronograma para o período de inscrições:

De 28/9 a 9/10 - Inscrições (a ficha de inscrições será fechada à meia noite do dia 9/10)
Dia 12/10 - Divulgação dos resultados
De 13/10 e 14/10 - Contato com participantes
De 16/10 a 18/10 - Formação em Ciclomobilidade - Segunda turma

A divulgação do resultado das inscrições será feita no dia 12/10 (segunda-feira), no site da Ciclocidade, tanto na homepage como na página da Formação em Ciclomobilidade, no Facebook da Ciclocidade e no Twitter da Ciclocidade.

 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Local: Sala de debates do Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro)

Sexta (16/10)
19h-21h30 - Abertura (Ciclocidade) + Renata Falzoni (Bike é Legal)

Sábado (17/10)
10h-12h - Odir Züge, da Câmara Temática de Bicicleta
O movimento organizado em torno da bicicleta - Massas Críticas: a multidão contra o império

12h-13h - Almoço

13h-15h - Bicicleta Girassol
Oficina de intervenção com vinis

15h-17h - Daniel Guth, Gabriel di Pierro, Mathias Fingermann (Ciclocidade / Mão na Roda)
Políticas Públicas e histórico de atuação da Ciclocidade

Noite - Confraternização

Domingo (18/10)
10h-12h - Paula Santoro, do ObservaSP
Como a bicicleta e a mobilidade dialogam com o desenvolvimento urbano

12h-13h30 - Almoço

13h30-15h - Zé Lobo, da Transporte Ativo
Produzir e interpretar dados: Conhecendo a bicicleta na cidade

15h-17h - Ciclocidade
Trabalhando em uma proposta de intervenção

17h-19h - Oficina serigráfica
Silk screen em camisetas

 

Clique aqui para acessar o formulário de
inscrição para a 2ª Formação em Ciclomobilidade.