Convite para evento - Mobilidade por Bicicleta no Mês Internacional da Mulher

MobilidadeNoMesDaMulher

 

Deixe-me dizer o que penso da bicicleta. Ela tem feito mais para emancipar as mulheres do que qualquer outra coisa no mundo. Ela dá às mulheres um sentimento de liberdade e autoconfiança. Eu aprecio toda vez que vejo uma mulher pedalando... uma imagem de liberdade. - Susan B. Anthony

 

No mês do Dia Internacional da Mulher, o Grupo de Trabalho de Gênero (GT Gênero) da Ciclocidade - Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo convida você, mulher, para um evento que busca dar visibilidade a mulheres (cis e trans) que usam a bicicleta como meio de transporte e para discutir desafios e experiências de empoderamento através do modal.

Por que discutir gênero e mobilidade urbana? Padrões de acesso e utilização de infra-estruturas e meios de transporte são todos profundamente marcados por um recorte de gênero muito nítido. Embora tais padrões possam variar entre diferentes cidades e regiões, um fator fundamental permanece o mesmo em todo o mundo: as viagens das mulheres são diferentes das dos homens, e essas diferenças são caracterizadas por desigualdades persistentes.

As rodas de conversa sobre Mobilidade por Bicicleta no Mês Internacional da Mulher acontecem já neste sábado (12/3), na sala de debates do Centro Cultural São Paulo. Veja abaixo a programação completa:

 

11h - Saúde Íntima e mobilidade por bicicleta
Discussão sobre correlação entre saúde íntima feminina e andar de bicicleta, passando por assuntos como o pré e o pós-transição de mulheres trans e cuidados em relação à pedalar na gestação. Com Paula Pereira, Ginecologista e atleta; e Aline Cavalcante, Jornalista e ativista, oGangorra.

12h45 - Bicicleta, Empoderamento e TransFormações
A bicicleta como um meio de empoderamento feminino de mulheres de épocas e meios diferentes; barreiras enfrentadas pelas mulheres no uso da bicicleta na cidade. Com Raquel Jorge, Cicloviajante e colaboradora do Vá de Bike; Lorene da Mota, Cicloviajante e ciclista urbana Santos/São Paulo; e Dira Góes, Ciclista urbana Salvador/São Paulo, Geóloga, Coletivo Feminista Dinalva.

14h30 - Picnic colaborativo (levem comes e bebes!)

15h30 - Oficina de silk e aquecimento para a bicicletada (traga sua camiseta!)

16h30 - Saída para a bicicletada “Chega de Assédio”
Concentração e saída do CCSP em direção à Praça do Ciclista

 

Mobilidade por Bicicleta no Mês Internacional da Mulher
Evento exclusivo para mulheres
Sábado (12/3), a partir das 11h
Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Link para o evento no Facebook.