Vídeo - Depoimento de Laerte ao GT Gênero da Ciclocidade

 

No último dia 12 de março de 2016, o GT Gênero da Ciclocidade fez uma grande roda de conversa chamada Mobilidade por Bicicleta no Mês Internacional da Mulher. Na ocasião, a cartunista Laerte Coutinho gravou um depoimento às meninas do GT, que compartilhamos agora.

Laerte comenta os principais desafios de mulheres (cis/trans) ao se locomover pela cidade, fala sobre o uso da bicicleta como um meio de transporte em São Paulo e a importância da criação de políticas públicas específicas de mobilidade para o fomentar o uso da bicicleta. Obrigada Laerte!!!

Um vídeo de Pedro Marques.

Perguntas:

1. Você usa a bicicleta no seu dia-a-dia? Se sim, por quais motivos?
2. Quais os principais desafios da mulher (cis/trans) ao se locomover pela cidade? (seja como pedestre/ciclista/usuária de transporte público, etc)
3. Qual sua perspectiva sobre o uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo numa metrópole como São Paulo? (Desafios/benefícios para as pessoas/cidade)
4. Você considera importante a criação de políticas públicas específicas de mobilidade para o fomentar o uso da bicicleta?Por que?
5. Você considera importante o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte por mulheres?
6. Você acredita que a bicicleta possa ser uma ferramenta positiva para a conquista de autonomia das mulheres (cis/trans)? De que maneira?
7. Uma mensagem de incentivo ao GT Gênero da Ciclocidade?