Câmara Temática de Bicicleta faz a primeira reunião de 2016, já com nova composição - leia o relato

201604 ReuniaoCTBAbril01

 

Nova formação já contempla paridade de gênero, conforme anunciáramos em março

 Na última terça-feira (12/4), a Câmara Temática de Bicicleta realizou a primeira reunião oficial com representantes da Prefeitura já na composição de 2016, que deve ser oficializada em breve. Trata-se de um encontro muito simbólico, não apenas pela presença massiva de suas e seus componentes, como pelo momento em que ele aconteceu.

Como havíamos antecipado em março, buscamos para este ano rever a lista de membras e membros da Câmara de modo a haver paridade de gênero. Mais do que atender à nova legislação municipal, a medida busca reconhecer e garantir de forma efetiva a voz plena de ciclistas mulheres que militam e promovem o uso da bicicleta na cidade.

A questão havia se tornado ainda mais imperativa após o encaminhamento dado na última reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte - CMTT, dentro do qual a Câmara Temática de Bicicleta está inserida.

Estavam presentes no encontro desta terça-feira o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, o secretário executivo do CMTT, Josias Lech, e a coordenadora de Planejamento, Estudos e Projetos Cicloviários da CET, Suzana Nogueira.

 

201604 ReuniaoCTBAbril02

 

Pautas e encaminhamentos

Um dos principais encaminhamentos tirados da reunião é a criação de um Grupo de Trabalho enxuto, com no máximo 5 pessoas, para trabalhar junto ao Departamento de Planejamento, Estudos e Projetos Cicloviários da CET (DCL) e responsáveis pela adequação semafórica nas vias para tratar de diversos pontos relacionados à qualidade da infraestrutura cicloviária.

O objetivo do grupo é atuar em cima de questões já levantadas e conhecidas, em especial as retratadas no extenso relatório lançado em janeiro pelo ITDP Brasil, citadas na última reunião da Câmara Temática de 2015 ou que já são de conhecimento do DCL. É avaliar o que precisa e o que pode melhorar.

Há pontos como o de não utilização da sarjeta como área útil das ciclovias; maior
área de buffer e utilização de super-taxão para melhorar a segregação entre bicicletas e veículos motorizados; possibilidade de recapeamento antes de ocorrer a implantação da infraestrutura; melhoria do posicionamento dos semáforos; dentre outros.

Sobre a questão da manutenção das ciclovias, ainda é preciso cobrar do secretário de governo Chico Macena e da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras como se dá a distribuição de atribuições dentro das subprefeituras.

Sobre os próximos 100km de infraestrutura implantada, o planejado pela CET é que haja a entrega de mais 18km até o final de maio, 27km até o fim de junho e outros 25km a serem entregues por outros órgãos da administração (que não a CET). Há, ainda, cerca de 25Km referentes à adequação de projeto.

A priorização para essa etapa de entrega deve ser para a interligação entre os trechos já implantados, privilegiando trechos já solicitados por ciclistas em reuniões anteriores da Câmara Temática em áreas fora do centro expandido da capital. Vale lembrar que a implantação de ciclovias nessas áreas é uma demanda que vem sido trazida pelos próprios movimentos de periferia pela ação #CicloviaNaPeriferia.

O regimento interno da Câmara Temática de Bicicleta também já está pronto e foi enviado ao secretário executivo do CMTT, Josias Lech, para publicação imediata. A lista atualizada com a composição da Câmara segue abaixo.

 

Composição da Câmara Temática da Bicicleta para 2016

CONSELHEIROS CMTT
ODIR ZUGE JUNIOR
FELIPE FERNANDES

ZONA CENTRAL
SILVIA BALLAN
BRUNA VASCONCELOS GALVÃO DE SOUZA

ZONA NORTE
ROBERSON MIGUEL (Secretário)
LUCIMEIRE PERES

ZONA SUL
CLAUDIA HELOISA HALLAGE
CARLA CRISTINA MAGALHÃES DE MORAES

ZONA LESTE
FERNANDO NERI
MÁRCIA FERREIRA NOGUEIRA

ZONA OESTE
ADRIANO BACALÁ
RACHEL SCHEIN

INDICAÇÕES CICLOCIDADE E CICLOBR
DANIEL GUTH
THIAGO BENICCHIO
RENE JOSE RODRIGUES FERNANDES (Secretário)
HAMILTON TAKEDA
AUGUSTO MACHADO
CARLOS ALBERTO FERREIRA FRANCISCO
KACIANE MARTINS
GABRIEL DI PIERRO
MARINA HARKOT
VERA PENTEADO BORGES