Ata Reunião Geral Ciclocidade - Novembro de 2016

Ata Reunião Geral da Ciclocidade
Data: 16 de Novembro de 2016
Horário: 19h30 às 22h
Local: Ação Educativa - Rua General Jardim, 660

Pautas:
Aprovação da pauta proposta e dos tempos de discussão para cada item

  • Informes Gerais (5’)
  • Pós-Plenária (20’’)
  • Campanha para Associadas e associados (10’)
  • Formação em Ciclomobilidade (dezembro) (10’)
  • Sede própria/ Centro de Cultura da Bicicleta (10’)
  • Reuniões Gerais regionais (mudança de dia e horário) (15’)
  • Fluxo de comunicação - como ampliar participação dxs associadxs na Ciclocidade (20’)
  • Carta Aberta ao futuro secretário de transportes (juntamos com o ítem 2)
  • Encaminhamentos

Boletim PosReuniaoNovembro


Introdução
Divisão de tempo para cada tema. Gabriel puxa uma apresentação geral sobre o que é a Ciclocidade e o que fazemos, pois há muitas pessoas novas na reunião.

Pergunta: quem se associou no último mês, o que motivou? Há umas 6 pessoas recém-associadas na sala, talvez um pouco mais. Pessoas respondem em geral que viram a pauta da bicicleta na cidade, que querem participar mais - há quem começou a pedalar nos últimos dois anos.


Pós plenária / Carta aberta ao futuro secretário

Panorama geral sobre como foi a Plenária da Mobilidade Ativa, quais foram os encaminhamentos. Falamos também sobre a primeira manifestação com a eleição do Dória, que foi uma pedalada rumo à casa do prefeito eleito. Vera Penteado e Anderson contam como foi essa experiência - algo espontâneo e que surgiu de ciclistas que estavam ali naquele momento. Alexandre Moreira lembra que, na Plenária, ouvimos bastante que os canais de participação existentes, como o CMTT e as Câmaras Temáticas, podem desaparecer ou não existir da forma com que os conhecemos hoje.

O encontro para a pós Plenária está sendo agendado para o dia 26/11, sábado. Deverá ser na própria Ação Educativa.

Abrimos a discussão para avaliar se fazemos uma nota de posicionamento ou uma carta aberta ao novo secretário de transportes. Deliberação: faremos uma carta aberta, que conste a nossa agenda, pontue críticas de declarações já feitas e soltaremos junto com a nota feita pela Cidadeapé. Tentar amarrar os compromissos que o Dória já assumiu no encontro com a Mobilidade Ativa. Mexer na carta e soltar na próxima segunda-feira (21/11). A carta será aberta para comentários de associades até domingo.

Dossiê - O dossiê sobre mobilidade ativa também está sendo construído a várias mãos e também será aberto para associades da Ciclocidade para comentários. A ideia é que esteja semi pronto para a reunião pós plenária do dia 26/11.

Frente de mobilidade ativa - definir o que fazer com o site mobilidadeativa.org.br após a pós plenária.

 

Campanha Associades

Apresentação rápida sobre o que está sendo pensado na questão de associação: carteirinhas que dão descontos em alguns comércios credenciados e potencializar a campanha Bicicleta faz bem ao Comércio, mapeando os comércios amigos da bicicleta e tentando conseguir descontos nesses locais para quem é associade. Deliberação: Temos um sim para continuar neste caminho.

Sobre a plataforma iBike do Itaú, deliberamos se entramos na plataforma e abrimos para nosses associades ou não. A discussão gira em torno se é papel da associação fazer isso - por um lado, é ajudar na venda de bicicletas; por outro, é incentivar novas pessoas pedalando nas ruas. Deliberação: não divulgaremos a plataforma iBike para nossos associados.

 

Informes rápidos e gerais

Pesquisa de perfil de quem participa de grupos de pedal na Região Metropolitana de SP. Michel Will e Daniel Guth falam um pouco sobre como foi o processo. Demanda veio do Sesc Santo André e Renata Falzoni ajudou também na divulgação.

Formação em Ciclomobilidade. Devemos abrir a seleção da próxima na semana que vem, datas estimadas são 10 e 11 de dezembro ou no final de semana seguinte, para tentar aproveitar a bicicletada de dezembro. Queremos paridade de gênero, regiões e classes sociais.

Queremos encaminhar para ter uma sede física no ano que vem. A conversa ainda está sendo iniciada, mas está rolando.

Reuniões Gerais Regionais - Debatemos as possibilidades e decidimos abrir uma consulta às nossas bases de associades para avaliar o que é importante para que as pessoas participem fisicamente das reuniões: é a região? É o dia da semana? É o horário? As pessoas querem ou não participar. Calabria, Marina, Dionísio, Aranha ajudam a fazer a pesquisa.

Fluxo de comunicação / Ampliar participação - A discussão é como ampliar a participação das pessoas nos processos da associação? Como fazer isso de uma forma que haja participação e, ao mesmo tempo, não engesse a associação? Existe uma ferramenta que seja melhor para isso? Não esgotamos a discussão, então para dar um pequeno passo à frente, vamos começar a mandar os mailings da Ciclocidade com possibilidade de resposta para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que não seja uma comunicação de uma só via.