Clipping - A pesquisa "Mobilidade por Bicicleta e os Desafios das Mulheres de São Paulo" na imprensa

GT Genero InformePesquisa1

 

Na véspera do Dia Mundial sem Carro de 2016, o #GtGenero da Ciclocidade lançava os dados da pesquisa inédita "Mobilidade por Bicicleta e os Desafios das Mulheres de São Paulo". Leia abaixo as reportagens que repercutiram as descobertas do levantamento, com destaque para as aspas das pesquisadoras, quando foram citadas nas matérias.

 

22/9

Nexo Jornal
Quem são as mulheres que andam de bicicleta em São Paulo
O próximo passo, de acordo a pesquisadora Marina Harkot, que coordenou o levantamento, é colher dados qualitativos para entender os motivos específicos que afastam as mulheres das ruas. Para ela, no entanto, os dados obtidos nas pesquisas quantitativas permitem inferir algumas razões. “Não podemos esquecer o papel que a mulher tem dentro da família, o acúmulo de tarefas - elas têm muitas coisas para fazer durante o dia, compras, [cuidar dos] filhos. Os dados mostram um pouco disso”, explicou ao Nexo. Outro padrão identificado nas informações analisadas por Harkot mostra um dado que não é novidade: quanto mais infraestrutura dedicada, como ciclovias e ciclofaixas, mais mulheres se sentem dispostas a fazer trajetos urbanos de bicicleta.

Portal Mobilize
Mobilidade por Bicicleta e os Desafios das Mulheres de São Paulo

Observatório das Metrópoles
Mobilidade por Bicicleta e os Desafios das Mulheres de São Paulo

 

23/9

The City Fix Brasil
Por que apenas 6% das mulheres pedalam em São Paulo?

 

26/9

Bike é Legal
SP: Pesquisa mostra que chegar desarrumada é o menor dos desafios para mais mulheres pedalarem

 

29/9

Olga Esporte Clube

 

20/10

São Paulo São
Pesquisa revela perfil das mulheres que pedalam em São Paulo

 

30/9

Blog Outra Cidade (UOL)
Pesquisa revela perfil das mulheres que pedalam em São Paulo
“As mulheres assumem mais papeis que os homens porque são responsabilizadas pelo trabalho doméstico e cuidado da família. A pesquisa reflete essa característica cultural”, diz Priscila Costa, que coordenou o levantamento.

 

17/10

Vá de Bike
Mulheres que pedalam em São Paulo consideram ciclovias seguras e se queixam de motoristas
Segundo Marina Harkot, integrante do GT e coordenadora do levantamento, os principais problemas que impedem as mulheres de usar a bicicleta são os desafios que as ciclistas enfrentem todos os dias: “o medo de ser atropelada e de colisões, assim como a falta de respeito no trânsito, no compartilhamento de vias”, destaca.