Ciclovias, ciclofaixas e rotas de bicicleta em São Paulo

A infraestrutura cicloviária necessária para o deslocamento de ciclistas está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e consiste em ciclovias e ciclofaixas. Além delas, algumas prefeituras também têm sinalizado locais de trânsito compartilhado entre bicicletas e outros veículos, chamando tal estrutura de “rotas de bicicleta” ou “ciclorrotas”.

A listagem abaixo não pretende analisar a qualidade das estruturas, estado de manutenção ou coerência urbanística, apenas apresentar as extensões nominais de cada obra onde foi investido dinheiro público.

A Ciclocidade está trabalhando em uma análise mais completa da infraestrutura cicloviária, além de acompanhar os projetos em curso no município.

Além da infraestrutura cicloviária descrita abaixo, o CEBRAP e a Prefeitura de São Paulo realizaram o mapeamento de caminhos favoráveis aos ciclistas e consolidaram a pesquisa em um Mapa de Ciclorrotas, que pode ser baixado em nossa biblioteca.

Ciclovias/ciclofaixas em ruas *

– Caminho Verde / Radial Leste (12,2km)
– Sumaré (1,4km)
– Faria Lima (1,3km)
– Parque da Barragem – Capela do Socorro (3,3km)
– Inajar de Souza (2,5km)
– Butantã (280m)
– Moema (3,3km)
– Estrada-Parque Tietê (13km)
– Parque Linear Zilda Arns/Adutora Rio Claro (7,3km)
– Braz Leme (3km)

Total: 47,58 km

Ciclovias/ciclofaixas em parques (restrição de horário) *

– Rio Pinheiros (21,4km)
– Ibirapuera (2,7km)

Total: 24,1 km

Sinalização de trânsito compartilhado (ciclorrotas/rotas de bicicleta)

– Brooklin (15km)
– Moema (6,5km)
– Butantã (0,5km)
– Lapa (18km)
– Mooca (8km)
– Vila Mariana (10km)

Total: 58 km

Totais

Exclusiva (ciclovia/ciclofaixa) nas ruas: 47,58km *
Exclusiva em parques/restrição de horário: 24,1km *
Trânsito compartilhado com sinalização: 54,48km

TOTAL: 126,16km

* estruturas previstas no Código de Trânsito Brasileiro

Além da infraestrutura cicloviária, a Prefeitura de São Paulo, com apoio de uma seguradora, realiza aos domingos e feriados nacionais um evento chamado Ciclofaixa de Lazer, que constitui na segregação com cones de uma faixa de rolamento de algumas avenidas para o trânsito exclusivo de bicicletas.  A extensão da Ciclofaixa de Lazer é de 56km (contabilizados em dobro pela PMSP por possuírem duplo sentido de circulação).