Além de produzir estudos na área da mobilidade e incidir junto ao poder público para a realização de políticas voltadas para ciclistas, a Ciclocidade também promove e participa de ações, eventos e campanhas com o objetivo de disseminar informações sobre o tema. Veja algumas delas:

Oficina Mão na Roda

A oficina comunitária funciona às terças e quartas das 18h às 22h no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000 – Paraíso). O espaço conta com a parceria da Ciclocidade e é administrado de forma autônoma por um coletivo de pessoas voluntárias.

Lá é possível aprender conceitos básicos de mecânica que contribuem para a autonomia de ciclistas na cidade. As ferramentas também são compartilhadas gratuitamente! Antes da pandemia, o local também recebia as Rodas de Conversa mensais realizadas pela associação.

Veja mais informações neste link.

Rodas de Conversa

foto: Polly Rosa

Uma vez por mês, realizamos um encontro para falar sobre bicicleta e assuntos relacionados. As Rodas não possuem uma pauta pré-definida: qualquer pessoa, associada ou não, pode participar e trazer assuntos que considere relevantes para o papo.

Esses eventos acontecem na segunda quarta-feira do mês, às 19h, em ambiente virtual, mas devem voltar ao formato presencial em 2023.

Ciclodebates

Ciclodebate 1 Mailing Reserve a Data

Espaços de discussão que conectam as pessoas com especialistas para diálogos sobre bicicleta e mobilidade urbana. Os debates não têm periodicidade definida e contam com uma pauta prévia de perguntas ao debatedor convidado, além de participação do público, que também pode colocar suas questões durante os eventos.

Diálogos sobre Rodas

SmartSelect 20201217 085606 Drive

O projeto teve início em 2020 com o objetivo de exercitar escutas e propor apoio e formação sobre incidência territorial em bairros periféricos de SP. Por conta da pandemia, os encontros aconteceram de forma virtual.

Essas conversas resultaram em uma cartilha de incidência política e, numa segunda fase, na produção de uma série documental que relaciona a mobilidade a outros temas como direito à cidade, gênero e educação.

Acesse os materiais e confira mais detalhes sobre o projeto neste link.

Conexões Territoriais

O projeto trouxe a continuidade da metodologia de incidência local da Ciclocidade e aconteceu em bairros dos distritos de Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista e Guaianases com o objetivo de ampliar a atuação da associação nas franjas territoriais da cidade, abrir diálogo com moradores locais, mapear os principais desafios na mobilidade e construir, juntos, conhecimento para que sigamos incidindo politicamente e participando da tomada de decisões. Os temas debatidos foram registrados no caderno de discussões e escutas da iniciativa.

Acesse os materiais e confira mais detalhes sobre o projeto neste link.

Comunidades Escolares que Pedalam

O projeto foi realizado em escolas públicas da zona sul, principalmente na região do Grajaú, que estivessem a uma distância pedalável de estações da CPTM com bicicletários. O principal objetivo foi promover o uso da bicicleta em combinação com o trem para estimular a intermodalidade. 

As atividades aconteceram dentro e fora da sala: jovens foram à escola de bike,  compartilharam bicicletas nas aulas de Educação Física e debateram temas como direito à cidade, segregação territorial, acesso a oportunidades, meio ambiente e desigualdade social.

Assista ao vídeo com imagens do projeto.

Bicicleta faz bem ao comércio

ManualBicicletaEComercio Web

A campanha, lançada em 2015, teve o objetivo de incentivar comerciantes a receberem bem os ciclistas, beneficiando-se do aumento do uso da bicicleta em SP. A iniciativa contou com um guia para comerciantes tornarem seu estabelecimento mais atrativo para pessoas que pedalam e apresentou dados que comparam perfis de consumo do “cliente ciclista” e do “cliente motorista”. Também produzimos adesivos para identificar esses comércios, além de uma série de vídeos com depoimentos dos que adotaram as práticas sugeridas.

Acesse os materiais e confira mais detalhes sobre a campanha neste link.

Bicicultura

O evento, iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, acontece anualmente em diferentes cidades e é o maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo com palestras, exposições, oficinas e debates. A edição de 2016, que aconteceu em São Paulo, contou com a organização da Ciclocidade.

Veja neste link como foi.