A 4ª Formação em Ciclomobilidade acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2017 e está com inscrições abertas até o dia 24/11. Ao todo, serão 25 pessoas selecionadas de acordo com paridade de renda, raça/cor, gênero e regionalidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Este ano, o tema central é Ciclomobilidade e incidência política em São Paulo. A 4ª Formação buscará apresentar um panorama sobre as táticas e estratégias de incidência política na busca por tornar São Paulo uma cidade mais ciclável. Serão oficinas, mesas, debates e encontros com diversos movimentos, ciclísticos ou não que atuam diretamente na defesa de direito à cidade.
Se você é ciclista e quer participar diretamente de canais de diálogos com o poder público e atuar junto a mídia na defesa da bicicleta como meio de transporte, inscreva-se!
Como incentivo à participação de ciclistas de diversas regiões de São Paulo, a formação contará com alimentação durante as atividades nas pausas para o café e almoço e com uma ajuda de custo de transporte público para quem precisar. Em contrapartida, participantes devem se comprometer a participar de todo o processo.
A seleção ocorre entre os dias 25 e 26/11. O resultado será divulgado no dia 28/11.
Sobre as Formações em Ciclomobilidade
Desde 2009, a Ciclocidade atua em diversos processos na capital paulista, criando e participando de diferentes canais de diálogo, elaborando pesquisas a dialogando diretamente com a mídia, mostrando que a participação da sociedade civil gera transformações importantes no promoção de uma São Paulo mais democrática.
É com base nessa experiência que foi criada, em 2015, a Formação em Ciclomobilidade. As três edições anteriores mobilizaram cerca de 200 pessoas, entre participantes e facilitadores. Muitas e muitos dos que passaram passaram por elas compõem hoje o quadro de associades da entidade e/ou participam ativamente da cena cicloativista em São Paulo.
Programação
Sexta-feira (1/12)
19h às 21h
Boas vindas: apresentação do programa e de participantes
Jogo dos Privilégios
Sábado (2/12)
9h – Recepção dos participantes
9h30 às 11h – Filme Bicicleta Brasil: Pedalar é um direito e História do movimento cicloativista e a defesa do uso da bicicleta.
11h15 às 13h – Mesa: Interseccionalidade em movimentos de direito à cidade
13h às 14h15 – Almoço
14h30 às 15h30 – Palestra: Incidência política: experiências de atuação junto ao poder público.
15h45 às 17h45 – Mesa: O que estamos fazendo? Um panorama do cicloativismo e da incidência política no Brasil e em São Paulo.
Domingo (3/12)
10h às 12h – “Rapidinhas”: O uso de dados da bicicleta e mobilidade na incidência política – como os dados auxiliam no debate sobre o uso da bicicleta na cidade.
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h30 – Treinamento de mídia: Incidência política e comunicação: formas eficientes de se comunicar com a mídia e de produzir conteúdos.
16h às 17h30 – Mesa: Como mobilizar pessoas em prol da bicicleta/mobilidade ativa.