Audiências públicas sobre o Programa de Metas começam hoje (6/4)
Começa hoje (6/4) a série de audiências públicas voltadas para ouvir a população sobre as metas que a Prefeitura se propõe a cumprir pelos próximos quatro anos. O ‘Programa de Metas’, como é chamado, é um documento com ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas, que serve na prática para que as pessoas de uma cidade possam avaliar, ao final de um mandato, se o gestor atual de fato cumpriu o que prometeu.
Temos noticiado que a Ciclocidade faz parte de uma coalizão de entidades que tem trabalhado nos últimos meses em propostas estruturadas sobre a mobilidade urbana. Também fazem parte do grupo Rede Nossa São Paulo, Cidadeapé, Cidade dos Sonhos, Idec, Greenpeace e Sampapé.
O dia começará com uma coletiva de imprensa na qual as organizações que compõem essa aliança comentarão suas impressões sobre o fraco (e, porque não, decepcionante) texto publicado pela Prefeitura na semana passada. Metas vagas, com redação que não permite fixar uma base de comparação para saber se a proposta será ou não cumprida, promessas de campanha do próprio candidato João Doria que ficaram de fora (as metas podem ser acessadas aqui). A coletiva será na Rua Lisboa, 445, a partir das 10h. Os comentários sobre o texto da Prefeitura estão neste link.
Para quem pretende participar das audiências, vale a pena ler os comentários, mas também o texto base, que deu origem a eles. São propostas baseadas no Plano Municipal de Mobilidade, no Plano Diretor e na Política Nacional de Mobilidade Urbana – arcabouços legais que, todos eles, colocam a prioridade no transporte coletivo, na mobilidade a pé e na mobilidade por bicicletas. Mais do que protocolado, este documento foi apresentado pessoalmente a representantes da gestão municipal em fevereiro.
Na imagem acima, dicas feitas pela Cidade dos Sonhos para quem for deixar sua opinião. Compareça, este é o momento! Abaixo, o calendário com as datas e locais das audiências.