Relatório de Contagem de Ciclistas – Heliópolis 2015
Av. Estrada das Lágrimas
Sexta-feira, 20 de março de 2015
Das 6h às 20h
Clique para baixar o Relatório de Contagem em PDF. Clique para baixar a Planilha com os Dados Brutos em XLSX. |
INTRODUÇÃO
Heliópolis é um bairro localizado no distrito de Sacomã, zona sudeste da cidade de São Paulo. Com mais de 40.000 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE, muitas de suas ruas são estreitas, dificultando a permeabilidade do transporte público. Talvez esta seja uma das razões para o alto índice de uso da bicicleta nesta zona.
Algumas décadas atrás, Heliópolis era onde São Paulo terminava e onde uma das rotas de saída para o litoral sul paulista iniciava. Para se despedirem, os familiares da cidade acompanhavam os viajantes até uma figueira, que demarcava o limite entre quem vai e quem fica. A Figueira das Lágrimas, como convencionou-se chamá-la, existe até hoje e também ajudou a nomear o caminho que seguia à frente, a Estrada das Lágrimas, e onde fizemos esta contagem.
A primeira contagem de Heliópolis foi realizada em uma sexta-feira, dia 20 de março de 2015, entre as 6h e 20h, no cruzamento da Avenida Estrada das Lágrimas com a Rua Caripurá e a Travessa Mateus Coferati. A avenida possui um tráfego intenso de ônibus, automóveis e mesmo caminhões, e é bastante estreita, com apenas uma faixa de rolamento em cada mão (veja imagem abaixo). As bicicletas trafegam sem vias segregadas ou ciclofaixas.
Um dado interessante de ser registrado é a ocorrência de um horário de pico ao meio-dia, como se vê no gráfico de fluxo de ciclistas por turno. Provavelmente, isso se deve ao número de crianças e adolescentes que usam a bicicleta para ir à escola, assim como de pais levando filhos para o ensino (ver gráficos de crianças/adolescentes).
Finalmente, houve uma forte chuva entre as 13h40 e 16h, que se tornou chuva média até às 18h e chuvisco até o fim da contagem, influenciando bastante no resultado final. Ainda assim, registramos 522 ciclistas.
O método utilizado foi desenvolvido pela AssociaçãoTransporte Ativo, do Rio de Janeiro (www.transporteativo.org.br). Trata-se de uma planilha com um desenho esquemático do local da contagem, com espaços a serem preenchidos com a origem e o destino do ciclista, além de informações complementares como acessórios, faixa etária, gênero, tipo de bicicleta etc.
LOCAL DA CONTAGEM
Avenida Estrada das Lágrimas, no cruzamento com a Rua Caripurá e a Travessa Mateus Coferati (altura do número 2115 da Estrada das Lágrimas)
RESULTADOS
NÚMERO TOTAL DE CICLISTAS: 522
Média de ciclistas por hora: 37,29
Média de ciclistas por minuto: 0,62
Horários mais intensos de fluxo de ciclistas: das 6h às 8h (106 ciclistas) e das 12h às 14h (114 ciclistas)
Período da manhã: de 06h às 8h, totalizando 106 ciclistas
Período da noite: de 12h às 14h, totalizando 114 ciclistas
GRÁFICOS – ORIGENS E DESTINOS
Ilustração indicando a origem e o destino do ciclista.
GRÁFICOS – GÊNERO E FAIXA ETÁRIA
GRÁFICOS – TIPOS DE BICICLETA
GRÁFICOS – MODO DE DESLOCAMENTO
GRÁFICOS – DADOS COMPLEMENTARES
Realização
CICLOCIDADE – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo
www.ciclocidade.org.br
contato@ciclocidade.org.br
Coordenador local: Rodrigo Poggian
Coordenadora geral: Tais Balieiro
Colaboradores voluntários:
Hamilton Takeda
Claudia Hallage
Eduardo Medina
Flávio Soares
Daniel Salvadego
Vúpulus
Daniel Guth
Fabiola Maia
Sergio Reis
Silvia Ballan
Rafael Calabria
Esta contagem foi feita de acordo com metodologia desenvolvida pela
Associação Transporte Ativo
www.ta.org.br