ciclocidade

Nosso caminho em 2010

 

A tarefa de incluir definitivamente a bicicleta no espaço da metrópole e no imaginário de seus cidadãos é um longo e estimulante caminho e nós escolhemos percorrê-lo de maneira coletiva. Muitas pessoas, grupos e organizações vem batalhando há algumas décadas para que o desejo tão simples de pedalar tranquilamente pela cidade se torne realidade. A Ciclocidade nasceu com a missão de somar esforços, aglutinar pessoas, estimular a ação crítica e a participação do cidadão nos rumos de seu habitat.

Acreditamos que a saturação dos velhos modelos de deslocamento nunca esteve tão visível, provocando perdas econômicas e de qualidade de vida cada vez maiores. Por outro lado, sentimos que a vontade de construção de novos paradigmas de convivência no espaço urbano cresce a cada dia: é visível que o cidadão paulistano deseja morar em uma cidade que seja mais do que um simples espaço de sobrevivência, marcado pela agressividade e pela competição.

A Ciclocidade enxerga na bicicleta uma poderosa arma pacífica de transformação de realidades e vidas. Por isso acreditamos que a incluir definitivamente o ciclista no espaço urbano e na agenda pública significa melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Em 2010, esperamos construir uma Associação forte e plural, que consiga envolver o maior número de pessoas das mais diversas regiões de São Paulo. A ação local de cidadãos e grupos que desejam promover o uso da bicicleta, bem como a atuação da Ciclocidade junto aos órgãos públicos para a construção de políticas efetivas que garantam a integridade e o prazer de quem pedala é uma parte importante da nossa missão. Atuaremos, dentro das possibilidades de uma organização mantida por seus associados, em todas as frentes de discussão e implementação destas políticas.

Cientes de que o poder público é um dos âmbitos da sociedade, queremos também impulsionar atividades, projetos e iniciativas de valorização e educação do ciclista, estimulando e encorajando aqueles que usam ou gostariam de utilizar a bicicleta na cidade. Propagar a cultura da bicicleta também é fundamental para rumarmos em direção a uma cidade onde o direito de ir e vir também seja assegurado a todos que pedalam ou gostariam de pedalar.

 

Posts Similares