Dia Mundial Sem Carro
No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Esta data passou a ser conhecida como o Dia Mundial Sem Carro.
O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade.
No Dia Mundial Sem Carro (sábado, 22 de setembro), a Ciclocidade promoveu mais uma edição do Café da Manhã do Ciclista. Desta vez o local escolhido foi a Av. Eliseu de Almeida, na zona oeste da capital paulista. O café aconteceu na Praça João Afonso de Sousa Castelano, das 7h às 11h, e foi oferecido a todas as pessoas que estiveram e passaram de bicicleta pelo local.
Durante o café, a Ciclocidade divulgou os resultados da contagem de ciclistas 2012 e apresentou um dossiê sobre os projetos de infraestrutura cicloviária desenvolvidos para a região. Lembramos que a ciclovia da Eliseu de Almeida/Pirajussara deveria existir, pelo menos, desde 2010.
Este Café do Ciclista foi uma ação que pretendeu fortalecer a antiga reivindicação da comunidade local pela infraestrutura cicloviária, promovendo o encontro entre os moradores e divulgando informações sobre os projetos de melhorias cicloviárias para a região.
Pedalada pela ciclovia
No mesmo dia aconteceu a Pedalada pela Ciclovia na Av. Eliseu de Almeida, organizada por moradores da região, a qual contou com apoio da Ciclocidade. O encontro foi marcado para as 9h30, bem perto do local do Café da Manhã. A pedalada seguiu até a divisa com Taboão da Serra e retornou à Praça João Afonso de Souza Castelano.
Estampas e botons da Ciclocidade
Durante o Café, a Ciclocidade ofereceu estampas com motivos de bicicleta em camisetas. Bastava levar uma camiseta lisa para ser estampada na hora por Guilherme e Alexandre Aleba. Com apoio da Bike Forever, a Ciclocidade também ofereceu 100 botons para os primeiros ciclistas que passaram pelo local.
Mão na Roda, Praia da Paulista,
A Semana da Mobilidade teve uma série de atividades programadas em São Paulo. No Dia Mundial Sem Carro, a oficina Mão na Roda funcionou na Praia da Paulista como um evento promovido por um coletivo de organizações articulado pela Rede Nossa São Paulo, na Praça do Ciclista (Av. Paulista).