ciclocidade

Site especializado em arquitetura reconhece projetos de São Paulo como uns dos mais inspiradores do mundo

A Prefeitura de São Paulo foi reconhecida pelo ArchDaily como um dos atores mais inspiradores na categoria Comprometimento Urbano. Como justificativa, o site especializado em arquitetura cita pelo menos quatro projetos nos quais a Ciclocidade participou e vem participando de forma ativa: Plano Diretor, Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), implantação da malha cicloviária e projeto Paulista Aberta.

Traduzimos abaixo o trecho da matéria original, publicada pelo site ArchDaily. Também há uma reportagem interessante sobre isso no jornal O Estado de S.Paulo, que ainda não se decidiu se é Paulista Aberta ou Fechamento da Paulista, mas que traz um álbum de fotos muito legal (a foto acima é do álbum do Estadão).

 

 

Líderes, Projetos e Pessoas mais inspiradores para a arquitetura em 2015

Fonte: Site ArchDaily, fotografias de Leandro Moraes.

Categoria: Comprometimento Urbano

Prefeitura de São Paulo

No ano passado, a Prefeitura de São Paulo aprovou o novo Plano Diretor da cidade e, desde então, está em curso a construção de seus principais eixos estruturais, com mudanças significativas já evidentes na capital. O Plano gerou extensa cobertura da mídia relacionada à administração atual, que tem sido elogiada internacionalmente por sua abordagem visionária e corajosa.

Os princípios e estratégias do novo Plano Diretor estão baseados na criação do Fundo de Desenvolvimento Urbano [Fundurb]. Ao conciliar o crescimento urbano com um novo padrão de mobilidade e criar incentivos para que novos edifícios sejam melhor integrados ao ambiente urbano, o Fundo fortaleceu o comprometimento da cidade a uma agenda sustentável, ao mesmo tempo que leva em consideração outras questões chave como a habitação social.

Mesmo em uma atmosfera notoriamente conservadora, o governo atual da cidade conseguiu ganhar apoio por meio de ações símbolo como a criação de uma rede de infraestrutura cicloviária (o que antes seria inimaginável), criação de novos corredores exclusivos de ônibus, abertura da icônica Avenida Paulista para pedestres aos domingos e encorajar a cultura artística e urbana.

Janette Sadik-Khan, ex-secretária do Departamento de Transportes da cidade de Nova York, disse acreditar que a administração atual está criando as bases para uma São Paulo mais sustentável. Embora a maior cidade da América Latina ainda não possa ser considerada como uma das mais desenvolvidas do mundo, podemos certamente concluir que São Paulo deu enormes passos para chegar a esse objetivo. [ADBR]

 

Similar Posts