Ciclocidade participa de atividade com alunos da Escola Viva


 

 

Na última quarta-feira (30/03), a Ciclocidade participou de uma atividade educativa com 22 estudantes  do 1º ano do Ensino Médio da Escola Viva, instituição de ensino localizada na Vila Olímpia, região oeste de São Paulo. A ação faz parte de um projeto da escola que pretende estimular a discussão sobre  a ocupação e interação dos jovens com o espaço público.

Pelo segundo ano consecutivo, a Ciclocidade foi convidada a participar do projeto para promover a experiência do uso da bicicleta como meio de transporte e uma vivência de compartilhamento do espaço público. Para isso, a associação promoveu um um passeio noturno pelas ruas do centro, seguido de conversa sobre o uso de bicicletas em São Paulo.

Antes do início do trajeto, os voluntários da Ciclocidade deram orientações gerais sobre como pedalar, informações sobre segurança e  auxiliaram os estudantes com os ajustes necessários para o pedal, como a regulagem do selim e o uso correto do capacete.

A estudante Juliana Gribel estava empolgada com o passeio, apesar de não pedalar com frequência. “É muito novo pra mim. A gente está num lugar enorme, na minha própria cidade, e eu não conheço metade”, conta a jovem.

No caminho, os adolescentes foram orientados com dicas de segurança e comportamento no trânsito. Eles puderam conhecer a realidade do centro, com suas belezas e adversidades.

O trajeto percorreu as principais ruas do centro, passando por importantes locais da cidade, como a sede da Prefeitura, o Páteo do Colégio, a Praça da Sé e a Estação da Luz. Para Paulo Rota, coordenador pedagógico da Escola Viva, esse tipo de atividade provoca os estudantes. “Agora eles têm elementos para pensar a atitude deles no espaço público, enquanto motoristas que serão”, afirma.

Depois de cerca de uma hora de passeio, a atividade foi encerrada com um bate-papo entre os estudantes e os voluntários da Ciclocidade no Hotel San Rafael, local onde os jovens estavam hospedados e de onde se iniciou o passeio.

A Ciclocidade contou com o apoio do Instituto Parada Vital, que cedeu as bicicletas necessárias para o passeio.

 

fotos no Flickr da Ciclocidade