Estudo da Ciclocidade aponta que reduzir limites de velocidade em São Paulo não aumentou significativamente o tempo de deslocamento
“Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego” utilizou dados de radares eletrônicos para embasar políticas públicas de segurança viária
A Ciclocidade lança no dia 9 de dezembro, às 19h, na Eureka Coworking, uma análise dos efeitos da redução dos limites de velocidade em mais de 600 vias de São Paulo que mostrou que a medida teve pouca influência nos tempos de deslocamento. O estudo “Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego”, utilizou milhões de registros de fiscalização eletrônica obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) e avaliou dados de 2015 e 2016. O evento é aberto e gratuito mediante inscrições neste link.
Além dos impactos no tempo de viagem, a pesquisa também analisou outros indicadores como velocidades médias e volume de veículos, congestionamentos, e se as rotas escolhidas pelos motoristas para transitar na capital foram afetadas. “Na faixa de horário com maior impacto, às 9h, o aumento observado foi de 23 segundos por quilômetro, o que representa pouco menos de dois minutos em uma viagem de 5 km. Tivemos também muitas faixas de horário em que o efeito não foi estatisticamente significativo”, afirma Tainá Pacheco, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.
Pacheco reforça, ainda, que os resultados da pesquisa podem servir para embasar políticas públicas de redução de velocidade: “a discussão sobre velocidade normalmente parte da ideia de que dirigir mais devagar pode travar a cidade, mas o que observamos foi justamente o contrário. O impacto é ínfimo perto do potencial que medidas de acalmamento de tráfego podem significar em proteger vidas no trânsito, já que a velocidade é o principal fator causador de sinistros e, consequentemente, de óbitos nas ruas e avenidas”, completa.
Maior fluidez a velocidades menores
Os dados sobre o fluxo de veículos apresentados na pesquisa mostraram menor probabilidade de congestionamento em vias que tiveram a velocidade reduzida. Também foi observado que não houve alteração significativa no volume de carros nessas vias, o que indica que a alteração nos limites de velocidade não fez com que motoristas mudassem suas rotas.
A pesquisa ainda mostrou uma distribuição mais homogênea dos veículos nas vias, ainda que em pequena magnitude. “Quando reduzimos os limites de velocidade, diminuímos suas variações abruptas, o comportamento que chamamos de ‘acelera e freia’. Isso não só melhora a segurança, como torna o trânsito mais fluido”, finaliza a pesquisadora.
Dados locais podem contribuir para incidência em âmbito nacional
O comportamento de acelerar e frear é muito comum nas madrugadas, quando não há congestionamentos. Motoristas trafegam acima da velocidade máxima permitida e freiam próximos aos radares para evitar multas. Esse comportamento ficou documentado no estudo, já que, mesmo com a redução das velocidades máximas, não houve mudança nos tempos de deslocamento nas madrugadas, mas sim redução da velocidade pontual registrada nos radares. Nesse contexto, reduzir o limite em uma via nem sempre significa que os motoristas irão respeitá-lo ao longo do percurso, algo que a Ciclocidade já havia apontado em seu estudo anterior, sobre fiscalização por velocidade média.
Essas constatações ajudam a entender como a política de redução de velocidades melhora a segurança viária sem comprometer de forma significativa a mobilidade, reforçando a importância de instrumentos de fiscalização eficazes e da priorização da vida nas políticas de trânsito.
O estudo “Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego” integra uma série de esforços da Ciclocidade junto a outras organizações para fortalecer políticas públicas baseadas em evidências e contribuir com o avanço do Projeto de Lei 2789/2023, o PL das Velocidades Seguras, que propõe a adequação dos limites de velocidade às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de autorizar a fiscalização por velocidade média em todo o país.
Acesse o estudo: “Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego”
Evento de lançamento

Quando: terça-feira, 9 de dezembro, das 19h às 22h
Onde: Eureka Coworking (Av. Paulista, 2439 – 15º andar)
Inscrições: preencha o formulário
Informações para a imprensa: co******@*************rg.br

