Guia de Boas Práticas Cicloviárias

O Guia de Boas Práticas Cicloviárias é um projeto sobre responsabilidade da área de Pesquisa da Ciclocidade, que busca realizar a produção e a difusão de conhecimentos para orientar políticas públicas de mobilidade por bicicletas em São Paulo.

 

Descritivo Geral

O imaginário sobre as diferentes possibilidades para a mobilidade urbana precisa se materializar em um conhecimento que dialogue com os diversos anseios da sociedade, que busque experiências exitosas em outras cidades sem deixar de olhar para as realidades locais e que construa perspectivas transformadoras.

 

As políticas que promovem o uso da bicicleta em São Paulo são bastante incipientes. Assim como no restante do país a maior parte dos gestores e técnicos  não estão suficientemente apropriados do modal bicicleta e isso se reflete tanto na carência de estrutura e planejamento cicloviário, como na qualidade daquilo que é implementado e nas formas de administrar as políticas e iniciativas.

 

Além disso,  o conhecimento técnico e o conhecimento comunitário, gerado sobretudo pelos usuários de bicicleta, se encontram frequentemente dissociados. Não apenas a experiencia do ciclista é pouco considerada pelos gestores, como a sua fala dialoga pouco com as necessidades e prerrogativas da gestão pública, sobretudo pelo caráter técnico nela implicado.

 

A Ciclocidade acredita ser necessário desenvolver conhecimentos aplicados à São Paulo que consigam articular o saber técnico e comunitário e ao mesmo tempo aproveitar experiências exitosas no Brasil e no exterior que possam ser em alguma medida aproveitadas para o contexto paulistano. O resultado final deste trabalho será um arcabouço de referências para qualificar e impulsionar as políticas públicas de mobilidade com ênfase na bicicleta.