Ciclovia na av. Eliseu de Almeida deve ficar pronta no ano que vem
Um pedido antigo de ciclistas da zona oeste de São Paulo, a instalação de uma ciclovia na avcenida Eliseu de Almeida, no Butantã, deve virar realidade no ano que vem.
A promessa é da Subprefeitura do Butantã, que apresentou em março o projeto. Segundo a Secretaria das Subprefeituras, a obra deve começar em seis meses e tem previsão de durar mais nove.
A via será feita no canteiro central da avenida. Vai começar na altura da avenida Caxingui e terminará na avenida Pirajuçara, na divisa com Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O custo é estimado da obra é de R$ 1,8 milhão.
DEMANDA
A via é uma demanda antiga de cicloativistas, que reuniram as promessas das gestões passadas em um dossiê publicado na internet.
O documento da ONG Ciclocidade diz que o primeiro plano é de 2004 –na gestão da petista Marta Suplicy.
Em 2007, a gestão Gilberto Kassab (PSD) renovou a promessa e chegou a abrir edital para o projeto. A ideia era entregar a ciclovia em 2010.
A meta de criar 400 km de ciclovias é vista como prioritária por 61% dos paulistanos, segundo o Datafolha, realizada nesse mês.
São Paulo tem 63, 5 km de pistas exclusivas para bicicletas, com separação física, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).