Dia Internacional das Mulheres Ciclistas é comemorado com pedal em SP
Giuliana Pompeu
Em um mundo onde a desigualdade de gênero se reflete também de forma expressiva na mobilidade, ser mulher e pedalar sempre foi uma forma de ativismo. Além de Renata Falzoni, outras grandes mulheres marcam o cenário da luta de mobilidade por bicicleta e do empoderamento feminino da cidade através da bike.
O evento acontece simultaneamente em outras cidades do globo
Saia na Noite é o primeiro grupo de pedal feminino que há mais de vinte anos leva mulheres para pedalarem pelas ruas de São Paulo. Dentre suas idealizadoras, está Teresa D’Aprile, uma das primeiras mulheres, ao lado de Renata Falzoni, que conquistou espaço em um cenário majoritariamente masculino.
O grupo Saia na Noite foi responsável por influenciar a criação de outros diversos coletivos com a mesma filosofia, empoderamento feminino através do pedal, e continua sendo um grande referencial para os novos movimentos que buscam reforçar a presença de mulheres no cenário da ciclomobilidade urbana.
Com esse objetivo e celebrando o Dia Internacional das Mulheres Ciclistas, nesse domingo (10 de maio), acontecerá a CycloFemme. O evento promovido pelo Grupo de Trabalho de gênero da Ciclocidade, convida as todas, e todos, para uma pedalada conjunta pelo Centro da capital paulista.
O evento que acontece simultaneamente em outras cidades do globo, foi criado para “ Honrar o passado e a emancipação de nossas avós e bisavós, pela liberdade de escolher e pela chance de usarem calças; Celebrar o presente e as ciclistas que por aí pedalam, inspirando mulheres a pedalar mais, superar limites, romper barreiras e compartilhar o amor pela bicicleta; Empoderar o futuro de mulheres ciclistas e a oportunidade de uma mudança social positiva.”
Nesse Dia das Mães, convide sua maior inspiração feminina para um pedal de empoderamento! A concentração para o início da pedalada será no Largo do Arouche, em frente ao Mercado das Flores, às 10h e tem saída prevista para às 10h30 (duração: 1h).
Fonte: Portal Bike É Legal.