Ciclodebate #4: Planos diretores e planejamento cicloviário
O projeto Ciclodebates chega à sua quarta edição e, na próxima terça-feira (14/08), discute as relações entre planos diretores e planejamento cicloviário. Participam desta edição os arquitetos e urbanistas Kazuo Nakano e Ricardo Corrêa. O debate acontece no auditório da Ação Educativa, das 19h30 às 21h30, com entrada franca e transmissão ao vivo pela internet.
A discussão pretende abordar a inserção da bicicleta nas cidades e sua relação com outros elementos do desenvolvimento urbano. Os planos diretores são as leis que orientam e organizam a vida de uma cidade, traçando estratégias e diretrizes para o zoneamento, transportes, distribuição de serviços, projetos de requalificação, obras e outros elementos estruturais das cidades. A relação entre planejamento cicloviário e planos diretores é imprescindível para as cidades que buscam soluções efetivas para os problemas de mobilidade e desejam oferecer melhores condições de vida a seus cidadãos.
Kazuo Nakano é formado pela FAU-USP, mestre em em Estruturas Ambientais e Urbanas e doutorando em Demografia no Núcleo de Estudos Populacionais (NEPO) da UNICAMP. Atua como técnico do Instituto Pólis e participou da elaboração de diversos planos diretores participativos, como os de São Gabriel da Cachoeira (AM), Vitória (ES), Piracicaba (SP) e Fortaleza (CE).
Ricardo Corrêa é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP, mestrando em Planejamento Urbano e Regional na FAU-USP e sócio-fundador da TC Urbes, empresa que desenvolve planos e projetos cicloviários em todo território nacional. Faz parte do grupo que representa o Brasil na 5ª Bienal de Roterdã em 2012, na Holanda, é coautor do livro “A bicicleta e as cidades” e atua como consultor em planejamento de modos suaves de transportes para institutos nacionais e internacionais.
A quarta edição do projeto Ciclodebates é uma realização da Ciclocidade, com apoio do Instituto CicloBR e da Ação Educativa.
Serviço:
Ciclodebate: Planos diretores e planejamento cicloviário
Data: 14/08/2012 (terça-feira)
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Auditório da Ação Educativa (r. General Jardim, 660 – Vl. Buarque)
Entrada franca, sujeita à lotação do auditório (100 lugares)
Transmissão ao vivo pela internet