Está no ar o relatório completo da pesquisa Grupos de Pedal da Grande São Paulo!
Dos primeiros pelotões, nos anos 1980, até os agrupamentos mais recentes, que acompanham o crescimento do uso das magrelas nas cidades, os grupos de pedal se fixaram como uma importante manifestação de cultura da bicicleta.
A pesquisa Grupos de Pedal na Grande São Paulo é um levantamento inédito que tem por objetivo explorar esse universo, identificando as características, o comportamento, a relação com a bicicleta e a opinião de quem participa desses encontros periódicos de pedal.
Dentre as descobertas da pesquisa está a constatação de que grupos de pedal funcionam como verdadeiras incubadoras de ciclistas, já que 40% dos participantes na Grande São Paulo também utilizam a bicicleta como meio de transporte ao menos uma vez por semana.
O levantamento estima também que cerca de 9.300 ciclistas na Grande São Paulo sejam mobilizados semanalmente por atividades relacionadas a grupos, fazendo com que seja fundamental entender suas dinâmicas para melhor construir políticas públicas de mobilidade urbana inclusivas a ciclistas.
A pesquisa foi realizada entre 2016 e 2017, em parceria entre Sesc Santo André, Ciclocidade e portal Bike é Legal. A coordenação é do diretor de Cultura e Formação da Ciclocidade, Michel Will. O relatório completo tem 84 páginas, recheadas com 138 gráficos e 44 tabelas informativas.
Acesse o relatório completo da pesquisa Grupos de Pedal na Grande São Paulo neste link.