Moradores do Butantã e região entregam abaixo-assinado pela ciclovia da Eliseu de Almeida
Nesta sexta feira, dia 25 de maio, ciclistas e moradores da região do Butantã entregarão ao prefeito Gilberto Kassab um abaixo-assinado solicitando a execução de um antigo projeto que prevê a construção de uma ciclovia na avenida Eliseu de Almeida.
O abaixo-assinado, que tem 2500 assinaturas, cobra a realização de projetos anunciados há mais de 5 anos. Em 2005, a Operação Urbana Vila Sônia já cogitava a implantação de uma ciclovia na avenida. Em 2007 a prefeitura anunciou que a obra da “maior ciclovia de São Paulo” seria realizada e entregue em 2010. Em 2008, o ITDP (Institute for Transportation and Development Policies) doou um projeto básico à prefeitura.
Os projetos seguem em tramitação nas diversas esferas do governo municipal, sem previsão de conclusão. Enquanto isso, os casos de incidentes fatais na avenida seguem acontecendo: o último ocorreu no começo de abril deste ano, vitimando o ciclista Lauro Neri.
A avenida Eliseu de Almeida e sua ligação até o Taboão da Serra (pela av. Pirajussara) constituem o caminho natural e plano para os ciclistas da região, acompanhando o trajeto do córrego Pirajussara (hoje canalizado).
A Ciclocidade fez a contagem de ciclistas no local por dois anos consecutivos, indicando que ali existe um importante fluxo de bicicletas (mais de 500 ciclistas passam por ali todos os dias). Com base nisso, definiu a região como um foco prioritário dos seus trabalhos em 2012-2013. A Associação vem acompanhando as reuniões dos moradores e apoia a iniciativa.
Além do abaixo assinado que será entregue na sexta-feira, uma petição virtual também está disponível na internet.
A entrega do abaixo assinado está prevista para as 16h30 da próxima sexta-feira (25/05), na sede da Prefeitura (Viaduto do Chá, s/n). Haverá uma pedalada saindo da Praça do Ciclista, às 16h, em direção à Prefeitura. Participe!