Conheça as propostas para mobilidade dos candidatos ao segundo turno

Análise é parte da campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições em São Paulo 2024

Integrantes da campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições em São Paulo 2024 analisaram os programas de governo registrados pelas candidatas e candidatos à Prefeitura no site do TSE, suas entrevistas e sabatinas.

A poucos dias do segundo turno, detalhamos as propostas de Guilherme Boulos e Ricardo Nunes com base nos seis tópicos da Carta-compromisso com a Mobilidade Sustentável. Até a data dessa postagem, apenas o candidato do PSOL havia assinado a carta.

Confira:

O QUE OS CANDIDATOS PROPÕEM PARA REDUZIR OS TEMPOS DE DESLOCAMENTO?

Guilherme Boulos

Seu programa de governo propõe diversas ações concretas de caráter transformador para o objetivo. Os destaques são para a proposta de “retrofit de prédios públicos abandonados no Centro” para o programa locação social, o que ajudaria a reduzir as distâncias entre moradia e trabalho na cidade; a proposta de “viabilizar bicicletários integrados ao sistema de transporte coletivo e ampliar o programa de bicicletas compartilhadas”, que tem grande potencial para estimular a integração entre modos ativos e coletivo; e os projetos de “expandir os espaços exclusivos para o ônibus” (BRTs, corredores e faixas), “expandir a rede cicloviária” e “ampliação do programa Ruas Abertas”, que redistribuem espaço viário dos automóveis particulares para o transporte público e os modos ativos, estimulando modos mais eficientes de deslocamento e desestimulando o uso de automóvel.

Ricardo Nunes

Seu programa de governo indica retrocessos concretos para a redução dos tempos de deslocamento na cidade. O único ponto positivo é a menção superficial de “favorecer a integração dos terminais com a rede metroferroviária e cicloviária”, porém sem dizer como isso se daria. Além disso, o programa traz explicitamente a intenção de expandir o espaço viário do automóvel particular, com “obras de duplicação de avenidas, novas pontes e construção de novas vias”, o que tende a estimular o uso do automóvel na cidade, aprofundando os congestionamentos, a ineficiência da mobilidade e, consequentemente, aumentando os tempos de deslocamento na cidade.

O QUE OS CANDIDATOS PROPÕEM PARA INVESTIR MAIS NA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL?

Guilherme Boulos

Seu programa de governo aponta avanços no objetivo, sobretudo por se comprometer concretamente com o avanço na universalização da Tarifa Zero. Também traz a menção a “investimentos contínuos em calçadas e faixas de pedestres através de uma estrutura de governança inovadora que coordenará ações das diversas secretarias, incluindo melhorias na arborização e no mobiliário urbano”.

Ricardo Nunes

Seu programa de governo não aponta avanços concretos na redistribuição de investimentos públicos, apenas mencionando “a integração e regionalização dos instrumentos de planejamento, como o Programa de Metas, o Plano Plurianual e a Agenda 2030, com planos setoriais, urbanos e de bairros”.

O QUE OS CANDIDATOS PROPÕEM PARA MELHORAR A INFRAESTRUTURA DE MOBILIDADE ATIVA E COLETIVA?

Guilherme Boulos

Seu programa de governo indica avanços no objetivo, com o destaque para a proposta de “dar prioridade à construção dos seguintes corredores: Aricanduva, Radial Leste (trechos 1, 2 e 3), Miguel Yunes, M’Boi Mirim, Celso Garcia, Itaim-São Mateus (Perimetral Leste), Norte-Sul e Perimetral Bandeirantes (Bandeirantes – Tancredo – Salim Farah Maluf), além de outros já previstos no PlanMob e no Plano Diretor.” Além disso, menciona “investimentos contínuos em calçadas e faixas de pedestres”, “expandir a rede cicloviária”, “ampliar o programa de bicicletas compartilhadas” e “medidas urbanísticas para aumentar a segurança no espaço público, tais como iluminação e câmeras de monitoramento.”

Ricardo Nunes

Seu programa de governo indica avanços no objetivo, com o destaque para a proposta de “Concluir 8 novos corredores de Ônibus e BRTs, tal como o BRT Radial Leste e iniciar obras em mais 6 novos corredores e BRTs. Daremos também prosseguimento a construção de novos Terminais de Integração de Ônibus e faremos a Concessão dos Terminais do Bloco Leste, que prevê a requalificação e modernização.”. Além disso, menciona “investir na requalificação de calçadas e calçadões.” e “expansão da rede de ciclovias, incentivando a mobilidade ativa, com obras como a Ciclopassarela Bernardo Goldfarb sobre o Rio Pinheiros.”

O QUE OS CANDIDATOS PROPÕEM PARA TORNAR O TRÂNSITO MAIS SEGURO?

Guilherme Boulos

Seu programa de governo não aponta grandes avanços no objetivo, apenas mencionando superficialmente “um programa contínuo para reduzir as mortes no trânsito, melhorando a infraestrutura das vias, em conjunto com ações de educação no trânsito, além de ampliar o programa de faixas exclusivas para motos.”. Importante ressaltar que as faixas exclusivas para motos não tem comprovação de eficácia na redução de mortes no trânsito.

Ricardo Nunes

Seu programa de governo não aponta nenhum avanço no objetivo.

O QUE OS CANDIDATOS PROPÕEM PARA REDUZIR AS EMISSÕES E ENFRENTAR A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA?

Guilherme Boulos

Seu programa de governo indica caminhos contraditórios no objetivo, com um avanço e um retrocesso de destaque. A proposta positiva é a de “investir na renovação dos ônibus e dos veículos utilizados pela Prefeitura, incentivando combustíveis limpos e renováveis, com a meta de tornar 50% da frota de ônibus elétrica ou híbrida”. Já a proposta negativa trata-se do compromisso assumido, em debates, de liberar o rodízio para motoristas de transporte por aplicativo, o que representaria um estímulo ao uso do transporte individual. Por fim, traz a intenção de “Atualizar o Plano Diretor de Drenagem (PDD), associando obras que utilizem estruturas de retenção convencionais com infraestrutura verde, priorizando áreas permeáveis, como parques lineares, praças de infiltração, jardins de chuva e micro-reservatórios”,  “arborizar vias e áreas públicas, especialmente nas ilhas de calor urbanas, utilizando tecnologia para monitorar a saúde das árvores e para tornar mais eficientes os serviços de poda e manejo” e “implantar novos parques na cidade”.

Ricardo Nunes

Seu programa de governo traz propostas contraditórias para o objetivo. O destaque negativo consiste na proposta de “obras de duplicação de avenidas, novas pontes e construção de novas vias, tal qual a extensão da Marginal Pinheiros”, o que promoveria estruturalmente a impermeabilização do solo da cidade e traria estímulos ao uso do automóvel particular, aumentando as emissões de gases. Ao mesmo tempo, menciona uma série de ações positivas, porém pontuais, como “a construção de caminhos verdes de arborização intensa” na região central, “o destamponamento do Rio Tamanduateí”, “o projeto da Foz do Ipiranga”, “o projeto piloto de pisos permeáveis”, “a compensação de áreas construídas com a criação de bosques urbanos”, “criação de novos parques, revitalização dos existentes e expansão da arborização” e a “criação de áreas verdes estratégicas para melhorar a qualidade de vida”. Por fim, vale ressaltar a menção extremamente curta e superficial à “substituição da frota a diesel por veículos não poluentes”.

O QUE OS CANDIDATOS PROPÕEM PARA MELHORAR A GOVERNANÇA DA MOBILIDADE?

Guilherme Boulos

Seu programa de governo traz avanços importantes no objetivo. Os dois destaques são a gestão das concessões de ônibus e a melhoria das condições dos entregadores com bicicletas. Primeiro, com as propostas de “adotar todas as ferramentas previstas no atual contrato [de ônibus], como a ampliação do controle e da fiscalização sobre o serviço e a remuneração das empresas por viagem realizada, além de estabelecer tempos de intervalos máximos para cada linha.” e “Promover uma auditoria para dar transparência aos termos dos contratos entre Prefeitura e empresas concessionárias”. Segundo, com os “Centros de Apoio aos Trabalhadores de Aplicativo. Serão espaços com banheiro, copa equipada para esquentar marmitas, água, café, área de descanso e ponto de recarga para celulares. O local também contará com postos de assistência ao trabalhador, tais como consultoria jurídica, assessoria administrativa e financeira e orientações sobre microcrédito.”

Ricardo Nunes

Seu programa de governo não aponta nenhum avanço no objetivo.

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